
Parecido, mas diferente
Despesa e investimento, parece mas não é. As semelhanças e diferenças entre despesa e investimento nem sempre são bem percebidas. Percebo uma certa confusão nesta matéria quando converso com empresários e empreendedores em geral.
Então, vejamos este exemplo que para mim é emblemático.
Primeiro, as semelhanças
Havia 2 vendedores parecidos. Atuavam no mesmo ramo. Visitavam clientes, e se esforçavam para fechar pedidos. Mas todo o mercado entrou numa forte crise, que abalou a todos.
De uma hora para outra, era necessário se adequar à nova realidade. Por questão de sobrevivência mesmo!
Daí em diante as semelhanças acabaram. Sabe por quê?
Agora é que vem as diferenças
Um deles economizou na gasolina que gastava para fazer suas visitas, reduzindo sua área de atuação. Em seu entendimento o combustível como uma mera despesa, e como tal deveria ser cortada.
Mesmo assim, os negócios continuavam difíceis e outras despesas entraram na lista de cortes: alimentação, telefone, luz…
O outro, percebeu aquele momento como uma oportunidade. Deveria produzir mais. Para isso precisava investir. Então, sabe qual foi o investimento? Gasolina!
Investiu em gasolina e passou a ir mais longe, alcançando clientes que antes não atendia. Aumentou sua área de atuação.
De fato, teve que trabalhar mais do que habitualmente, mas compensou as perdas e ainda teve um ligeiro aumento no faturamento. Já pensava em contratar um ajudante.
Ou seja, despesa e investimento, parece mas não é. Logo, entendido seus conceitos, são fatores que merecem atenção para a tomada de decisões.
Conclusão
Às vezes a percepção subjetiva do que é despesa e investimento pode ser o que trava ou que turbina um negócio. Por esta razão seu plano de marketing deve levar isso em consideração, pois a comunicação bem planejada deve ser vista como um investimento, focado no resultado a ser obtido.
Invista em vídeo. Uma boa campanha de comunicação é um fundamental para alavancar seu negócio!